ON LINE

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SALA 21: Projeto de Cinema apresenta “Olga: muitas paixões numa só vida” em Pirambu


Lançado em abril de 2011, projeto terá sequencia na noite de 22 de Outubro, na Colônia de Pescadores

O Partido Comunista Brasileiro lançou em 02 de abril de 2011 um projeto inédito em Pirambu, ao apresentar para seus militantes o “Sala 21”. O projeto consiste em exibir não apenas para seus militantes, mas também e principalmente a sociedade em geral filmes com temática do cinema político-revolucionário, sendo debatido em seguida por um dirigente municipal ou estadual, convidado pelo Comitê Municipal.

É coordenado pela Secretaria Municipal de Agitação e Propaganda que tem a frente a estudante pré-universitária Elizabeth Feitosa, em parceria com a coordenação municipal da União da Juventude Comunista (UJC).

Iniciativa inédita - Na estréia os comunistas assistiram ao Programa “PCB na TV”, que havia sido exibido em cadeia nacional de rádio e tv no dia 03 de março vídeo de 5 minutos discutiu os seguintes temas: Crise do capitalismo; Governo Dilma; Frente anticapitalista e antimperialista; União da Juventude Comunista e Solidariedade Internacional.
Muitas paixões numa só vida - Dando sequencia, será exibido na noite de 22 de outubro de 2011, às 19 horas na Colônia de Pescadores o filme “Olga: muitas paixões numa só vida”, do diretor Jayme Monjardim. Para debater está sendo convidada a estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alana do Nascimento Santos, militante do PCB em Sergipe e articuladora da União da Juventude Comunista (UJC), que na oportunidade será instalada em nossa cidade.

A entrada é franca e os aos participantes será servido pipoca com guaraná, claro.

Olga Benário Prestes

Mulher linda, alta, de cabelos escuros e olhos azuis, Olga nasceu em Munique, cidade alemã. Desde cedo participou de atividades comunistas e, graduada pelo KOMINTERN – a Terceira Internacional – recebeu a mais importante tarefa de sua vida: participar da realização de uma Revolução Comunista no Brasil.

No Brasil, já casada com Luís Carlos Prestes, líder do movimento que entrará para a história brasileira como “Intentona Comunista”, Olga foi fundamental para o andamento da revolução. Morando no Rio de Janeiro, através das inúmeras reuniões, conviveu com todos os integrantes da liderança do movimento no meio do qual nasceram grandes amizades.

Com o fracasso da revolução e a sua conseqüente prisão, Olga, grávida de sete meses, é entregue a Hitler por Vargas. Sendo deportada para a Alemanha e longe do Brasil, país que aprendeu a amar e respeitar, Olga Benario tem sua primeira e única filha, Anita Leocádia, uma alegria no meio de tanto sofrimento.

Em um campo de concentração da Alemanha nazista, Olga vivencia os últimos dias de sua vida. Morta por um gás letal, ela ainda vive, mas como uma importantíssima pessoa que deixou o seu valor na história do comunismo mundial e que fez do seu ideal de vida um sonho para vários povos de todo o mundo.

Por Antônio Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário