ON LINE

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto Alô Galera é Publicado nos Anais do V Fórum Identidades e Alteridades

 

O USO DA MÍDIA RÁDIO ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO SOCIAL

A ideia

O uso da mídia rádio escola como instrumento de inserção social, faz parte do conteúdo disposto no Projeto Alô Galera (Rádio Trindade), e vem sendo executado com o propósito de proporcionar aos alunos da Escola Municipal Mário Trindade (Pirambu-SE), o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, disponíveis no Laboratório de Tecnologia Educacional – LTE, bem como aperfeiçoar o conhecimento pré-concebido em sala de aula e em outros ambientes de ensino-aprendizagem. Além disso, a principal meta é a descoberta de novos talentos para que possam investir no universo de rádio, tido como terreno fértil para uma excelente carreira profissional, bem como estimular a socialização e a valorização da identidade. A programação apresentada semanalmente nos intervalos das aulas e via internet é composta de conteúdo musical selecionado, informativos, baseados na ideia de que estes devem contribuir para o processo de aproximação da comunidade de Pirambu com a escola.

Os desafios

O grande gargalo de iniciativas como a implantação de rádio dentro das escolas, é a falta de um plano sistematizado que inclua o uso das mídias como ferramenta pedagógica. Além disso, é necessário que os professores reconheçam que o uso das tecnologias requer atualização permanente e que investir na utilização das mídias ao nosso alcance é valorizar as informações que ficaram no passado e unir ao presente de forma inovadora. Do contrário, estaremos fadados à mesmice e aos métodos insignificantes que não atraem o aluno e leva iniciativas como o uso do rádio escola para as gavetas dos arquivos da escola.

Um adendo

Além disso, os professores envolvidos no projeto reclamam da carência de uma estrutura apropriada, equipada com isntrumentos básicos para o trabalho, a exemplo de microfones, ar condicionado e computador. Informam também que essas reclamações estão prestes a caducar, uma vez que as autoridades competentes não minimizam essas demandas, apesar das inúmeras solicitações feitas à Direção do Mário Trindade e à Secretaria Municipal da Educação do município de Pirambu. É só blá, bla, blá e pouca agilidade, desabafa o professor articulador Agnaldo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário