ON LINE

domingo, 3 de abril de 2011

O USO DO SOLO NO ESPAÇO AGRÁRIO DO MUNICÍPIO DE JAPARATUBA-SERGIPE

Por Antonio Glauber Santana Ferreira (Geografia/UFS)¹


Está pesquisa tem como objetivo investigar o uso do solo no espaço agrário do município de Japaratuba. O estudo propõe-se a identificar os tipos de solos que são de pontencialidades agrícolas da região. Nesse contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico, além do reconhecimento pormenorizado da  área  com o  trabalho de campo.

Com 379 quilometros quadrado localizada no vale do cotinguiba no litoral norte do estado Sergipe, com uma média  de 13 metros acima do nível do mar Japaratuba apresenta relevo baixo caracterizando-se como mar de morros com vales curtos e baixos, tabuleiro costeiro, interflúvios tabulares, além de planícies fluviais. Os sedimentos quaternários indiferenciados  e sedimentos mesozóicos que caracterizam a região originaram os tipos de solos que exercem grande influência sobre a agricultura local.

O município é banhado pela bacia do  São Francisco  (Rio Poxim e afluentes) e do rios Japaratuba (Japaratuba- Mirim e sapucaia). As características abióticas da região permitiram o desenvolvimento  de diferentes tipos de vegetação  como o cerrado, mata Atlântica, campos e  matas de Várzea e de  restinga, além de associaçõs sub-caducifólias e perenifólias. Situada numa região de clima megatérmico  seco a  subúmido (29°c  –22°c) com pluviosidade anual média de 1254,7 mm e chuvas mormente no inverno. 

Os solos de Japaratuba  são  de  grande  utilidade agrícola. Os principais solos do município são podzólico  (vermelho amarelo), aluviais eutróficos  e distróficos e o latossolo  (vermelho amarelo distrófico). O podzólico são solos profundos bastante arenosos, constituídos  de argilas e quartzos. Apesar da baixa fertilidade é bastante utilizado, para  pastagens, por assentamentos de sem terra  e também  pelas  pessoas  mais  carentes nos cultivos  de subsistência como as lavouras de milho, mandioca, feijão, laranja,  coco etc.
Os solos aluviais eutróficos e distróficos são de grande potencialidade agrícola.Pode-se plantar banana, algodão herbáceo, fruticultura e cana-de-açúcar, sendo  que  este último já deu ao município de Japaratuba  a condição de um dos maiores produtores do estado, percebe-se que atualmente a cana-de-açúcar volta a se destacar, a pequena propriedade agrícola sofre alterações em algumas localidades os cultivos de subsistência  estão sendo substituídos por canaviais, várias fazendas estão sendo arrendadas  por usineiros. O  latossolo tem textura  média e argilosa, é aproveitado no município para o cultivo de mandioca, milho, feijão, fruticultura e cana-de-açúcar, aparecendo numa pequena  mácula  no sudeste do município, divisa com Capela.

A  partir da averiguação do uso  do solo no espaço agrário do município de Japaratuba, observa-se que o município é dependente do setor primário, tendo como principal  atividade econômica é a agricultura, chamando-se a atenção para o uso adequado do solo para impedir  a degradação  ambiental com a implantação de novas técnicas de conservação e recuperação de solos degradados, assim os solos em atividade podem se usados para lavoura  por mais tempo e de forma sustentável.
¹ Antonio Glauber Santana Ferreira - poeta e professor, graduado em Geografia pela UFS e especialista e Direito Educacional pela Faculdade Pio X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário