ON LINE

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Moradores de Pirambu Protestam em Frente a Deso

A população de Pirambu está revoltada com a má qualidade da água oferecida pela Deso.
Morador exibe o "suco" oferecido pela Deso no lugar de água potável 

 
Na manhã desta quinta, 22, centenas de moradores da cidade de Pirambu no litoral norte de Sergipe, se reuniram em frente a sede local da Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO para protestarem contra a péssima qualidade da água que chega às residências. Além disso, a falta d'água é um fato que se tornou constante nos últimos dias. Segundo moradores, há cortes no fornecimento sem aviso prévio, o que tem gerado transtorno para a população. E mais, nos últimos meses a água que chega às residências tem uma coloração amarelada que aparenta ser acúmulo de ferrugem. 
 
Uma moradora revoltada, disse: "Ontem a noite eu fui dar água a minha filha e ela me perguntou se era veneno" se referindo a qualidade da água de Pirambu.
Dona de casa reclama que água está deixando as roupas manchadas
Após a concentração em frente a Deso, a população saiu em passeata com destino à Prefeitura Municipal, empunhando vasos de garrafa peti cheias de "suco" fornecido pela estatal. Na ocasião, uma comissão entregou ao prefeito Zé Nilton um abaixo assinado, no qual consta o pedido de intervenção do poder público municipal nesse caso.
Segundo uma representante da comissão de negociação, a Srª Tereza Cariri, o prefeito Zé Nilton está disposto a participar da audiência com o diretor regional da Deso, marcada para a próxima semana. Outra cópia do abaixo assinado também será entregue ao Ministério Público para que tome as medidas cabíveis.
 
Segundo a Deso, os problemas com o fornecimento de água em Pirambu serão sanados dentro de 15 dias. Confira abaixo, documento que informa os serviços que estão sendo executados pela Deso no interior de Sergipe, inclusive em Pirambu.
 
 Fotos: Fábio Silva
 
 
 
Geral : Serviços de manutenção otimizam o abastecimento de água em Lagarto e Pirambu
Enviado por bruna em 15/11/2012 11:30:00 (59 leituras)

Para melhorar a oferta de água distribuída no interior do Estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está recuperando filtros nas estações de tratamento dos municípios de Lagarto e de Pirambu. Os serviços de manutenção no sistema de filtragem aumenta não só a capacidade de tratamento, como garante uma melhor qualidade da água para população.
Segundo o supervisor operacional da Unidade de Negócio Sul da Deso, Alan Barreto, a restauração de filtros permite a boa operação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que com o tempo começa a ter a capacidade reduzida. “Embora a ação vise aprimorar a qualidade da água, estima-se que a vazão também possa aumentar em 5%”, explica.
Além de Lagarto, outros municípios atendidos pelo Sistema Integrado Piauitinga serão beneficiados com um abastecimento de água melhorado, a exemplo de Simão Dias e Riachão do Dantas. Ao todo, cinco filtros passa pelo processo. Desde que o trabalho foi iniciado, em 29 de outubro deste ano, três deles já estão revitalizados e operam com maior capacidade. A previsão é que o serviço, feito com recursos próprios da Deso, seja concluído ainda este mês.
“Os transtornos causados pela manutenção são os mínimos possíveis. E o que ao final dela é tornar o sistema mais seguro quanto a sua operação”,ressalta o supervisor de produção da Deso, Sérgio Dias. A expectativa dele é reforçada pelo anseio da população. Assim confirma a dona de casa Cristiane Melo, moradora da cidade de Lagarto há 32 anos. “Todo serviço feito para melhorar a qualidade da água para população é bem-vindo”.
 
Pirambu
 
No município de Pirambu, o trabalho de reforma nos filtros beneficia mais de 8.600 habitantes. A tarefa, que inclui montagem, interligação e implantação de material filtrante, começou há duas semanas e deve ser concluído até o dia 30 de novembro. Tanto os moradores da sede municipal como aqueles usuários do povoado Aguilhadas serão os principais beneficiados.
O gestor da Unidade de Negócios Norte da Deso, Januário dos Santos Costa, reforça que a implantação de novos equipamentos de filtragem em três filtros do sistema possibilita segurança para o tratamento do volume atual e atende a capacidade de produção quando necessário mantendo a qualidade da água.
 
 
* Consequências do comsumo de água contaminada
 
 As consequências de beber água contaminada são o desenvolvimento de doenças como:
  • Diarreia;
  • Febre tifóide;
  • Hepatite A;
  • Parasitose;
  • E. coli;
  • Cólera;
  • Rotavírus e
  • Noravirus.
E estas doenças podem matar e o indivíduo não for devidamente tratado.
Para evitar o risco de ser contaminado com estas doenças recomenda-se o consumo de água potável, vindas engarrafadas (água mineral), canalizada ou devidamente desinfetada. A desinfecção pode ser feita pela Sabesp ou de modo caseiro, com as gotinhas de hipoclorito de sódio. Ferver a água durante 1 minuto também ajuda a purificar a água, mas não resolve o problema e portanto não exclui o uso do hipoclorito.
 
Pode-se suspeitar que a água está contaminada quando:
  • não se sabe de onde ela veio;
  • quando ela parece turva,
  • quando nota-se pequenas partículas em suspensão;
  • não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada ou amaronzada.
Contudo, a água pode parecer limpa e na verdade estar contaminada. Em águas suspeitas o ministério da saúde recomenda usar o hipoclorito de sódio, que pode ser encontrado facilmente nos mercados, sacolão ou farmácias, de todo o país.
Basta pingar 2 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água e esperar 30 minutos para consumí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário