ON LINE

segunda-feira, 13 de junho de 2011

É A VERA: Do SINTESE a SEMED, a nova secretária municipal de Educação em Pirambu

Professora do quadro permanente do magistério municipal, Vera tem a tarefa de apagar a mancha deixada pela ex-secretária de triste memória

O prefeito José Nilton de Souza (PMDB) encerrou no final da semana que se passou todas as especulações em torno de quem caberia a responsabilidade de comandar a pasta da educação com a queda da ex-secretária de triste memória, Maria Cardoso. Depois de muitas especulações, foi anunciada pela própria, o nome da pedagoga concursada Veralúcia Menezes Santana, que se apresentou nesta condição na última sexta-feira, 10 aos funcionários da SEMED e no sábado, 11, aos professores da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, a maior e mais representativa escola pública de Pirambu, quando estes cumpriam uma agenda pedagógica prevista no calendário da instituição, discutindo uma nova Grade Curricular, negligenciada pelas gestões que lhes antecederam. 

Veralúcia assume as funções com a legitimidade e a credibilidade de quem conhece os trâmites da SEMED, pois já há alguns meses integrava a equipe da sua antecessora, assessorando-a e de quem esteve à frente da Comissão Sindical de Base do SINTESE, inclusive comandando a maior greve da História de Pirambu, em 2010, que em 47 dias denunciou a desastrosa política educacional do prefeito José Nilton, a qual terá a tarefa titânica de tirar da gruta que esta foi encaminhada. Ela sabe dos desafios, mas acredita que com esta trajetória terá predicados para dar conta da missão (possível). 

A categoria deposita todas as esperanças na nova secretária, que conhecendo as mazelas desta administração com relação à educação, irá se empenhar em convencer o intransigente prefeito a cumprir a Lei do Piso Salarial (Lei nº 11.738/2008), prevaricada desde 2010 e que foi objetivo de várias ações do SINTESE e do MPE/SE contra o prefeito que foi considerado pelo SINTESE de “prefeito fora da lei” por não pagar o piso aos professores de Pirambu. 

Esta semana a nova secretária estará se reunindo com os demais segmentos da educação, apresentando suas metas a frente da SEMED, ponderando com relação as suas limitações e buscando a compreensão de todos para que juntos, possam “retirar e educação de Pirambu do buraco do tatu”. A tarefa é árdua, mas a disposição de Vera em enfrentar os problemas não é menor e de nossa parte, acreditamos que ela o fará, ao tempo em que defendemos que a categoria dê um voto de crédito a colega educadora, pois este é um momento de união, de somação de esforços. Do mesmo modo que estaremos vigilantes para denunciar práticas que se assemelhe aquelas praticadas pelas suas antecessoras. Vera sabe que não tem o direito de incorrer nos mesmos erros. "Né mesmo colega?"

Por Claudomir Tavares (42) – Professor concursado da rede pública municipal em Pirambu, estadual em Propriá e do Pré-Universitário (SEED). Licenciado em História, com aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Recursos Hídricos (todos pela UFS), especialização em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade São Luiz de França) e Mestrando em Ciências da Educação (Universidad San Carlos). Críticas e sugestões são valiosas: claudomir21@bol.com.br (79) 9917.0510!

Fonte: http://tribunadapraiaonline.webnode.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário