ON LINE

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Câmara Municipal – a casa do povo

Um pouco de história

No Brasil, a câmara municipal, câmara de vereadores, ou câmara legislativa é o órgão legislativo da administração dos municípios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residentes.
As câmara municipais do Brasil, têm origem nas tradicionais câmaras municipais portuguesas, existentes desde a Idade Média. A história das câmaras municipais no Brasil começa em 1532, quando São Vicente é elevada à categoria de vila.
Cada câmara municipal pode possuir comissões especiais responsáveis pela discussão de determinados assuntos - com poderes, guardadas as devidas proporções, equivalentes ao da Câmara dos Deputados.
Apesar da atual organização das câmaras datar da mais recente Constituição do país (de 1988), esta forma de organização política remonta à colonização do Brasil.

A Câmara na Constituição de 1988

Segundo a Carta Magna brasileira, compete às câmaras municipais:
  • Fiscalização das contas do Município;
  • Elaborar a Lei Orgânica;
  • Organizar as funções internas para legislar e fiscalizar;
  • Nomear logradouros, elaborar leis ordinárias ou apreciar aquelas cuja iniciativa é prerrogativa do Executivo.

A Câmara de Vereadores de Pirambu

O Poder Legislativo em Pirambu tem sido ao longo desses anos, palco de diversos espetáculos, onde a democracia vem se libertando das amarras da injustiça e da soberba, males que aliena e corrói a sociedade. Obviamente que o avanço da democracia, é reflexo dos protestos acanhados dos bravos resitentes que acreditam na possibilidade de Pirambu se libertar das práticas assistencialistas, compromisso de grande parte da "turma do pescoço ocupado", como dizia o saudoso Bezerra da Silva.
A última década tem sido um momento de experimentações, onde a população pirambuense tem reagido às intempéries da  politicagem, excluindo o pão e circo e os vícios do "jeitinho brasileiro".  Claro que não vamos crê na plenitude dessa ideia, mas, preferimos levar a sério esse objetivo. 
Com o propósito de replicar a voz da sociedade pirambuense através da mídia, os diretores da Rádio Serigy apresentaram um projeto ousado, o qual se baseia na ideia de dar publicidade aos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Pirambu. A proposta foi aceita pelo então presidente da Casa, o Srº Juarez de Deus que possibilitou a realização da primeira gravação e transmissão AO VIVO da Sessão plenária em Pirambu. Queremos que o povo ouça a palavra de cada vereador, seus projetos e tudo que temos feito até agora, destacou Juarez.
O vereador Sandro parabenizou a equipe da Rádio Serigy pela iniciativa e destacou a importância da sociedade acompanhar as sessões via internet uma vez que normalmente as pessoas não tem o hábito de frequentar as sessões. Se o povo não vem à Câmara, a Câmara vai até o povo, disse. O secretário da Casa, o Srº Valdezito salientou que esse projeto é de extrema importância pois levará Pirambu para o mundo através da internet. 
Ainda em fase de teste, estamos ajustando nossos equipamentos para melhorar a qualidade do áudio que será transmitido através de nosso blog. Além de dar publicidade aos trabalhos dos senhores edis, é nosso propósito fortalecer a democracia através da mídia, e para isso, é preciso que você web ouvinte, participe, deixe seu recado, prestigie nossas intenções.
Se não for possível ir até a Câmara para assistir às sessões, é só acessar http://radioserigy.blogspot.com/ e ouvir a voz do povo de Pirambu. Toda terça e quinta a partir da 20  horas.

IMPERDÍVEL!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário