ON LINE

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ARTESANATO DE PALHA DO OURICURI: PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO DO ALAGAMAR, PIRAMBU (SE)

Trabalho apresentado pelo acadêmico Agnaldo dos Santos Silva ao curso de Pós-Graduação em Ensino de História: novas abordagens, como requisito para obtenção do título de Especialista em Ensino de História, pela Faculdade São Luís de França, sob a orientação da Profª. Solimar Messias BONJARDIM.


 ARTESANATO DE PALHA DO OURICURI: PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO DO ALAGAMAR, PIRAMBU (SE)

Foto: claudomirtavares.blogspot.com

O estudo da História dos grupos sociais que sobrevivem no interior do Brasil nos revela uma diversidade de particularidades culturais, as quais, quase sempre são fatores que as destacam em meio à estrutura sociocultural vigente. Nesse artigo, defendemos que o artesanato desenvolvido a partir da palha do ouricuri (Syagrus Coronata), juntamente com o seu modo de fazer, devem ser compreendidos como elementos inerentes à cultura dos moradores do povoado Alagamar em Pirambu-SE, por se tratar de uma atividade que tem sido disseminada por várias gerações. O presente trabalho estimula a ideia do reconhecimento público, por meio de tombamento, visando à preservação da tradição que envolve o artesanato da palha do ouricuri, tido como bem material e imaterial do povo do Alagamar.

Palavras-chave: Alagamar. Patrimônio Cultural. Ouricuri. Identidade. Modo de Fazer.

¹ Graduado em História pela Faculdade de Formação de Professores (Penedo-AL), é professor concursado da rede pública municipal de ensino de Pirambu desde 1999. Ativista político e cultural tem desempenhado um importante papel na difusão da cultura popular, em especial no teatro e na literatura de cordel, onde tem dado voz às questões sócio-ambientais e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário