ON LINE

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ADEUS: Eric Hobsbawm, uma vida de luta contra o capitalismo


O Olhar Comunista lamenta com pesar a morte, ontem em Londres, aos 95 anos de idade, do historiador Marxista Eric Hobsbawm. Um dos maiores intelectuais do século XX, Hobsbawm deixa uma herança de obras fundamentais para o entendimento dos tempos atuais, como "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios", "A Era dos Extremos", "História Social do Jazz", entre outras.
 

Militou entre 1936 e 1989 no Partido Comunista da Inglaterra e, defendendo os ideais socialistas e comunistas, manteve uma postura crítica em relação à tudo à sua volta, inclusive quanto à experiência de construção do Socialismo na União Soviética.
 

Em 2011, aos 94 anos, lançou o livro "Como Mudar o Mundo", texto no qual que defende o uso do método e das ideias marxistas para a compreensão da crise atual do sistema capitalista.
 

Hobsbawm manteve a coerência entre sua postura militante e as idéias que defendia. Deixa o legado da importância de estudar-se criticamente o passado sob a ótica da luta de classes, do trabalho contra o capital, sem deixar de levar em conta nenhum aspecto da vida humana, das formações sociais, para transformá-las no rumo da construção coletiva da emancipação humana, do fim da exploração do homem pelo homem, da construção de uma nova sociedade justa e igualitária, a sociedade comunista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário