ON LINE

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sttr's de Pirambu, Boquim e Areia Branca Participam de Curso de Formação de Agentes de Ater

Do conteúdo abordado foram destaques os temas: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional...

Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pirambu, Boquim e Areia Branca, além de estudantes da Escola Agrotécnica Poço Redondo, participaram do primeiro módulo da segunda turma do curso de Formação de Agentes de Ater, promovido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Participaram também do curso representantes da Secretaria da Agricultura das cidades de Frei Paulo e Estância. 


 
 
Cultivando Saberes

O Projeto Cultivando Saberes nasceu no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2006, com a finalidade de capacitar técnicos das diversas instituições/entidades de Ater na perspectiva de nivelar e ampliar conhecimentos sobre as políticas públicas direcionadas para homens e mulheres do campo, a fim de que essas políticas sejam apropriadas, em sua totalidade, pelos agricultores familiares e assentados de reforma agrária.

Do conteúdo abordado foram destaques os temas: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional; Fundamentos da Pedagogia de Ater, Referencial Teórico – Concepção da Pedagogia Mexpar - destacando Paulo Freire, Pedro Demo e Piaget; Diagnóstico Rápido Participativo (DRP´) com suas técnicas e ferramentas; Comunicação Rural; Trajetória da Extensão Rural com destaque para a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e Chamadas Públicas como uma nova estratégia para consolidação da Pnater, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de informações gerais sobre Políticas Públicas direcionadas para homens e mulheres do campo.

O primeiro módulo da segunda turma do Curso de Formação de Agentes de Ater deve durar duas semanas se estendendo por todo mês de agosto e estar sendo realizado nas dependências da Emdagro em Boquim-SE. "Foi uma experiência exitosa, pois o curso promove a formação continuada dos técnicos agrícolas de Sergipe", declaram Maria das Graças e Alexsandra Paixão, STTR de Pirambu. O curso deve subsidiar o aprefeiçoamento profissional, o que possibita a devida assistência técnica aos agricultores sergipanos, os quais são carentes dessa assessoria, reforça José Carlos, STTR de Boquim.

Concurso Público

A questão do concurso público, é um ponto inquestionável. Nosso quadro de funciários está extremamente defasado, precisando de profissionais de todas as áreas, e estamos sem concurso público geral, basicamente, desde 1975. De lá para cá tivemos apenas um concurso, em 2004, fruto da luta e pressão do Sinter/SE contra a terceirização que a Emdagro ia fazer naquele tempo. No entanto, esse último concurso foi realizado com o intuito de preencher pouquíssimas vagas, bastante limitado, eram cerca de 10 agronomos, 10 veterinários... e depois convocou mais alguns por conta da exigência do Ministério da Agricultura que estava precisando de gente para a Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Esses três pontos são reivindicações justas, direito dos trabalhadores da Emdagro", garantiu Aldo de Jesus Filho, presidente do Sinter/SE. (http://universopolitico.com/colunista.php?noticia=10303).

Com informações: 
http://www.emdagro.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário