ON LINE

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PARABÉNS! Diógenes Almeida é Cidadão Pirambuense


Título é um gesto simbólico de reconhecimento da sociedade pirambuense a quem tem se destacado na luta por liberdade, democracia e cidadania
A Câmara Municipal de Pirambu aprovou na Sessão Ordinária da última quinta-feira, 08, projetos de resoluções que concedem Título de Cidadania Honorária a nove personalidades que, pelas suas ações e exemplos tem dado provas inequívocas de compromisso e responsabilidade social com nosso município.
Através desta honraria foram reconhecidos como cidadãos de fato e de direito o juiz, o ex-promotor, o ex-gerente de banco, professora, policial civil, perito criminal, todos eles, casa um em sua nobre função, com relevantes, notórios e imprescindíveis serviços prestados a nossa comunidade.
Este portal irá publicar uma série de matérias com o perfil de cada um deles, iniciando pelo professor concursado da rede municipal de ensino e agente de polícia Diógenes Almeida da Silva, um dos profissionais que, pela sua trajetória em nossa cidade, faz justiça a esta homenagem que foi sugerida pelo vereador Sandro José dos Santos (PT) em 25 de Outubro de 2011.
O Cidadão Diógenes Almeida
 
“Diógenes Almeida da Silva nasceu no dia 17 de setembro de 1976 na cidade de Japaratuba. Filho de Iolanda Almeida da Silva, que era caminhoneira e de José Pereira da Silva, conhecido naquela cidade como Zezinho Dentista, por exercer aquela profissão. Toda sua vida estudantil deu-se na escola pública desde o antigo Primário (1ª a 4ª Séries), passando pelo Ginásio (5ª a 8ª Séries) e Ensino Médio (1ª a 3ª Séries), permanecendo naquele município até o momento em que se submeteu e alcançou aprovação para o Vestibular em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Aos 12 anos iniciou os estudos em música com os mestres Plinio e Gilberto, porém optou não seguir a carreira do pai que era musico da Sociedade Cultural e Musical Santa Terezinha em Japaratuba. Estudou o Ensino Médio no Colégio Emiliano Nunes de Moura na modalidade Magistério, porém antes de se tornar professor no ano de 1996 foi supervisor do IBGE no Censo daquele ano e coordenou recenseadores nas cidades de Japaratuba e Pirambu, onde pode conhecer cada pedaço de terra deste município.
Já no ano de 1998 fez Concurso Publico para professor passando nas primeiras colocações vindo a trabalhar ainda naquele ano no povoado Lagoa Redonda, e em 1999 no povoado Baixa Grande. Ainda neste ano voltou estudar musica desta vez no Conservatório de Musica de Sergipe.
Em 2000 veio trabalhar na cidade de Pirambu na Escola Municipal Mario Trindade Cruz, onde elaborou vários projetos educacionais entre eles o Projeto “Brasil Agora são outros 500” em alusão as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil e de desfiles de 07 de setembro vanguardistas.
No ano de 2001 prestou concurso publico para o cargo de Agente de Policia Judiciária trabalhando em Pirambu de 2002 a 2008, tento atuado no atendimento ao publico e melhoria na Segurança Publica com projetos educacionais entre os setores da segurança e da educação de Pirambu para a minimização do consumo de drogas.
Junto com outros colegas do magistério de Pirambu deu inicio ao movimento sindical dos professores em Pirambu no ano de 2006. Em 2008 foi presidente do Conselho do FUNDEB onde lutou pela moralização dos gastos com a educação.
Formou-se em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe no ano de 2008 e especializou-se em Direito Educacional pela Faculdade Pio X no ano de 2010.
Este é o professor Diógenes Almeida da Silva, professor, educador e um cidadão sintonizado com as questões educacionais, culturais, sindicais e um incansável lutador em defesa da cidadania, dos direitos humanos, pelas liberdades individuais e coletivas.”
Seja bem vindo...
 
Este portal parabeniza o professor e policial civil Diógenes Almeida pela homenagem que está recebendo, parabeniza o vereador Sandro José pela lembrança e a todos os vereadores pelo reconhecimento a um dos mais abnegados profissionais da educação e da segurança pública em Sergipe e que seu exemplo inspira muitos a lutar por liberdade, por democracia e por cidadania. Seja bem vindo ao seleto grupo de Cidadãos Honorários de Pirambu.

Por Claudomir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário