ON LINE

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A via sacra dos moradores do Sítio Sangrador


gentedeopiniao.com
Os moradores do Sítio Sangrador (localidade às margens da Lagoa do Sangradouro e próxima ao Pov. Lagoa Redonda) estão desfrutando do serviço de iluminação pública depois de vários anos às escuras. O direito foi negado desde que a rede elétrica (Programa Luz no Campo) foi instalada  naquela comunidade (à cerca de dez anos).

Segundo o Sr° Carlos dos Santos, foram feitas diversas solicitações verbais ao secretário de obras da Prefeitura de Pirambu na gestão do então prefeito André Moura (à época o Sr° Antônio Carlos) para que o serviço fosse disponiblizado, já que todos os moradores pagam a taxa de iluminação pública e mesmo assim nunca foram atendidos.

Na gestão do prefeito Nilton, vários contatos foram feitos com os secretários de obras que passaram pela referida secretaria, mas sem êxito. A luta continou e a comunidade decidiu se organizar oficializando a Prefeitura e a Energisa para resolverem a situação. 

A Energisa se manifestou dizendo que o serviço inicial de instalação dos equipamentos de iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura e cabe à empresa a manutenção da rede. Após o envio de alguns ofícios, ainda no primeiro semestre, o prefeito Nilton autorizou a execução do serviço, passando a responsabilidade para o Sr° Antônio Gois (atual secretário de obras) que gentilmente cuidou dos encaminhamentos necessários para atender a demanda da comunidade.

Após meses de espera o serviço foi executado no último dia 29-07. Os seis postes disponíveis na rua estão iluminados. A justificativa dada pelo Sr° Atônio Gois sobre o atraso do serviço é de que o processo licitatório é burocrático, informou o morador Agnaldo Silva. "Graças a Deus conseguimos sensibilizar o Poder Público do nosso direito que foi conquistado com muita luta e cobrança", reforçou Agnaldo.

PROGRAMA LUZ NO CAMPO - o que é isso? 

O Programa Luz no Campo foi o programa de universalização da rede rural de energia elétrica do Governo Federal que antecedeu ao programa Luz Para Todos.
Lançado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso e inicialmente estimado em R$ 2,3 bilhões, o programa tinha como meta levar energia elétrica a 1 milhão de famílias rurais em 3 anos. Atingiu 42% da meta em junho de 2002, com 419 mil unidades consumidoras atendidas.[1]
Segundo dados da PNAD, do IBGE, o Luz no Campo atingiu uma universalização de casas com energia elétrica de 90,8% ao fim de 2002. Estava sob coordenação do Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás e ao final de 2003 foi efetivamente incorporado pelo seu programa sucessor.

Um comentário:

  1. Parabéns professor Agnaldo por mais uma conquista depois de tanta luta por um direito tão simples e justo, é exemplos como esse que devem ser seguidos por todos para que atitudes como a da prefeitura de Pirambu não se repita. "E fez-se a luz" !!!!

    ResponderExcluir