A função de articular exige grande disponibilidade, com facilidade de relacionamento e flexibilidade na tomada de decisões. Por que são necessárias essas características? Porque essa função exige que o professor faça a costura entre os diversos segmentos (professores, alunos, pais, funcionários). Para isso é importante que o professor articulador tenha o apoio dos pares para conseguir exercer essa função! (grifo nosso)
No que isso se diferencia do papel do supervisor pedagógico, por exemplo? O professor articulador irá trabalhar junto a um grupo específico do qual ele mesmo faz parte como um dos professores que atua junto aos alunos, vivendo o dia-a-dia da sala de aula do grupo, com suas dificuldades, sucessos e insucessos... e que também é o seu! Mas o que mesmo significa desempenhar essa função?
- Articular as formas de trabalho eleitas pelos alunos, com seus objetivos, interesses e estilos de aprender.
- Gerenciar a organização do ambiente de aprendizagem, programando o uso dos recursos tecnológicos:
- selecionando softwares, materiais de laboratórios, de biblioteca, de artes, materiais disponíveis em servidores locais e na Web;
- organizando planilhas de acordo com a solicitação de alunos e professores, para uso compartilhado de tempos e espaços;
- agendando e divulgando amplamente períodos e temas para comunicação em tempo real (síncrona), entrevistas, visitas, excursões presenciais e encontros virtuais planejados pelos diferentes grupos.
- Destacar as possíveis áreas de interesse e/ou necessidades dos aprendizes explorando-as sob a forma de desafios e problemas estimulantes, presencialmente ou via rede.
- Subsidiar os outros professores do grupo quanto ao andamento das diferentes frentes investigativas no contexto cotidiano dos alunos.
- Coordenar a reflexão sobre a ação, a avaliação da tecnologia em uso, o planejamento de novas ações.
- Proporcionar feedback, buscando a integração entre áreas e conteúdos de forma interdisciplinar.
- Promover a organização dos materiais didáticos nos repositórios do servidor da rede Telemática ou da rede local.
- Auxiliar a contatar os especialistas em diferentes campos do conhecimento.
Você não acha que é fundamental que os professores tenham claro a grande mudança que essa função de articulação traz para o seu papel?
Mais informações: http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm
Para pensar...
Diante dessas afirmações, o professor articulador é peça chave na ARTICULAÇÃO e não somente na EXECUÇÃO de projetos/atividades pertinentes a todos os atores ligados ao ambiente escolar (direção, coordenação, pais, alunos, demais servidores). Do contrário, o professor articulador está fadado ao "tecnicismo", função que se opõe ao universo pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário