ON LINE

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CATIA OLIVEIRA: Educação e direção escolar

Enquanto educadora, fico muito triste quando sou obrigada a trabalhar com um diretor que só pensa em carimbar as faltas dos professores e que só se preocupa em perseguir e punir toda sua equipe e que bem pior, não dialoga!!!
Por Catia Oliveira *

Vivemos em um país "democrático" mais que muitas vezes não respeita essa democracia burlando leis e direitos em busca de benefício para uma minoria.

Enquanto educadores temos a lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e devemos lutar para que realmente ela saia do papel e seja cumprida nos estabelecimentos de ensino.

A valorização do profissional da educação escolar e a gestão democrática do ensino público são uns dos itens que efetivamente não são cumpridos, pelo contrário, o professor está cada dia mais desvalorizado, perseguido, punido, penalizado e o pior desestimulado. E o pior de tudo e quando nos deparamos com diretores de escola que não contribuem em nada para a melhoria da educação e para a valorização dos profissionais, pois só sabem perseguir, ditar regras, serem carrascos e não dialogam nem têm flexibilidade, apenas impoem esquecendo os mesmos que estão diretores mais que são professores como os demais colegas e que tudo que plantar de bom ou ruim num futuro bem próximo irá colher e que o tempo é breve pois na vida tudo passa e enquanto seu político, seu amigo, aliado ou o que quer que seja estiver no "poder" aproveite bastante e se deleite pois logo logo irá retornar ao seu local de oreigem não deixando saudades por onde passou.

Enquanto educadora, fico muito triste quando sou obrigada a trabalhar com um diretor que só pensa em carimbar as faltas dos professores e que só se preocupa em perseguir e punir toda sua equipe e que bem pior, não dialoga!!!

Diretores que antes criticavam a educação de Pirambu e que hoje dizem que tudo presta e que está na mais perfeita ordem.
Onde na verdade deveria se preocupar em motivar sua equipe, em lutar por uma escola melhor e digna de receber todos que dela fazem parte.

Deveria lutar por mesas, cadeiras, estantes novas pois tudo é da gestão de André Moura. Material de limpeza que toda semana falta, cópias das atividades que vira e mexe falta e o principal MERENDA DECENTE E GOSTOSA. Água limpa, banheiro digno de uso e não faz isso, fica apenas infernizando e atrapalhando uma educação que poderia dar certo, mais que infelizmente não está tendo estímulo para isso. Será que isso é ser GESTOR? É por causa dessas e outras coisas que nós educadores precisamos lutar por gestão democrática em Pirambu Já!!! Pois independente da politicagem, dos padrinhos, madrinhas, nós teremos autonomia para eleger quem irá dirigir nossas escolas e só ai poderemos dizer que temos autonomia de verdade.

Vamos lutar educadores!!!!!!!!!!!

* Catia Oliveira (catiaoliveiraandrade@yahoo.com.br) é professora concursada da rede municipal de ensino em Pirambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário