ON LINE

sábado, 9 de abril de 2011

Irmãos do Rio

São Francisco, quem te viu e quem te vê.

Temos em nossa memória de barranqueiros um Rio São Francisco vivo. Piscoso, morada de muitas espécies de peixes. Navegável em grande extensão com barcas, vapores, rebocadores e lanchas, que, rio acima e rio abaixo, transportavam carga e gente. Rio de água limpa, para o banho, mergulho. Água de beber, de saciar a sede e manter viva a gente barranqueira e a vasta gama de habitantes desse sertão brasileiro. Foi tanto descaso com o Rio, que hoje é totalmente dispensável escrever qualquer linha sobre a situação caótica e humilhante que o São Francisco se encontra.

Abrimos aqui um espaço, para todos os “Irmãos do Rio”, que amam e têm alguma disposição e coragem para uma atitude, qualquer que seja, para a salvação deste rio santo. Precisamos unir forças, pensamentos e iniciativas em busca de caminhos para efetivar ações para inverter o rumo, infelizmente de morte, que agora caminha o rio.

Aqui da beira do São Francisco lançamos uma proposta em que cada “Irmão do Rio” será um nó, um aglutinador, uma firme amarra para buscarmos um futuro mais digno e respeitado para o Velho Chico. A idéia é criar uma grande rede, onde cada um expõe seu pensamento, sua visão, sua experiência e sua disposição, numa união solidária e de atitudes para o encontro de ações reais para uma saída, um socorro e, caso não seja uma solução, que no mínimo o rio das nossas vidas possa ser mais respeitado. Precisamos saber quantos somos, onde estamos e até aonde podemos ir nessa empreitada.

Se você pensa como nós e está disposto a entrar nessa luta, escreva para a gente, diga a sua idéia,  informe aonde está e se deseja se tornar um “Irmão do Rio” na sua terra, mesmo que essa seja longas léguas distante da beirada d´água franciscana. Ou se for um ribeirinho, como nós, nos informe como está a situação do rio ou dos afluentes onde mora e o que poderemos juntos fazer para retornar o rio para a direção de onde jamais poderia ter saído, o rumo puro e simples da vida. Da vida do rio e de todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário