ON LINE

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

STTR de Pirambu realizou Assembleia Geral Extraordinária

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pirambu realizou hoje (18), Assembleia Geral Extraordinária. Na pauta uma série de encaminhamentos sobre a luta dos homens e mulheres do campo.
Segundo a presidente do STTR de Pirambu, Alexsandra Paixão, os pontos relevantes da Assembleia foram: a Marcha das Margaridas 2011; o cadastro dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que terá início em abril e o Grito da Terra 2011, previsto para maio. Precisamos mobilizar os sócios para se envolverem na luta e chegarmos a Brasília com muita força, enfatizou Alexsandra.

Marcha das Margaridas 2011

A marcha das trabalhadoras rurais recebeu o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à Margarida Maria Alves, assassinada em agosto de 1983, na porta de sua casa, a mando dos latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Margarida foi Presidente do STR de Alagoa Grande se destacando por lutar em defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores/as rurais assalariados/as.
A Marcha das Margaridas é uma estratégia política construída pelas mulheres trabalhadoras rurais organizadas no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero.
A meta para esse ano é contar com a presença de 100,000 mulheres marchando no planalto do Brasil.

Com informações do portal

O cadastro dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

Com o propósito de acompanhar todas as mudanças na vida do segurado até chegar a hora de se aposentar, a previdência irá realizar o cadastramento especial dos trabalhadores e trabalhadoras rurais a partir deste mês. Assim feito, o segurado terá mais facilidade de acessar os benefícios da previdência.
De acordo com Lucia Moura, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), todo o ano o trabalhador rural fará o recadastramento para que o sistema de posse de todas essas informações, possa ter as condições de aprovar o beneficio o mais rápido possível.
Com informações do portal http://fetase.org.br/
Grito da Terra Brasil
O Grito da Terra Brasil (GTB) é uma mobilização realizada pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sendo a etapa nacional organizada pela Contag e a estadual pela Fetase, sempre com o apoio dos Sindicatos. Trata-se do principal evento da agenda do movimento sindical do campo, pois reúne milhares de agricultores e agricultoras. O GTB tem caráter reivindicatório e, por essa razão, a manifestação pode ser considerada como a data-base dos agricultores familiares e dos assalariados e assalariadas rurais brasileiras. A etapa nacional do GTB será realizada de 09 a 13 de maio. A pauta de reivindicações é entregue aos governos sempre com um mês de antecedência à data da mobilização.
O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito para a agricultura familiar, conhecida como PRONAF. As edições seguintes resultaram em outras importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, nas áreas de políticas agrícolas (assistência técnica, crédito, seguro agrícola, comercialização da produção), no acesso à terra (crédito para compra, desapropriações e criação e manutenção de assentamentos), nas questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e também na área das políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social).
Com informações do portal http://www.portalctb.org.br
Novo encontro
Uma nova assembleia já está prevista para o dia 18/03, onde serão definidos os nomes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que irão a Brasília. Ainda nessa assembleia será lançada a Marcha das Margaridas no município de Pirambu. Já está confirmada a presença de Luziete, coordenadora de mulheres da Fetase. Além disso, iremos colocar em pauta a prestação de contas do exercício 2010, com o propósito de dar transparência aos atos dessa Diretoria, destacou Alexsandra.
Alexsandra ainda ressaltou que a partir do segundo semestre o Sindicato estará realizando um ciclo de palestras com os sócios da terceira idade. Na pauta, o Estatuto do Idoso.
A Assembleia foi encerrada com o sorteio de brindes. Confira os clicks com os sortudos.
Dona Maria - Pov. Alagamar
Seu Vicente - Pov. Santa Izabel
Grabriela - Pov. Baixa Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário